Presto aqui uma homenagem a um grande homem.
Fernando Valle, faleceu na sexta-feira dia, dia 26 de Novembro de 2004 em casa da filha em Coimbra, a morte ocorreu durante o sono. Foi sepultado em Côja com muitos milhares de pessoas a quererem prestar uma última homenagem. O Pais perdeu um homem único e incomparável. Com 104 anos tinha uma força, uma energia e uma lucidez incrível.
Fernando Baeta Cardoso do Valle nasceu no dia 30 de Julho de 1900 em Cerdeira, aldeia no centro do Portugal, filho de Alberto Valle e Maria Adelaide. Mas aos dois anos já vivia em Côja (Arganil), numa casa solarenga que continua na posse da família, com vista para o rio Alva.
Fez parte de uma família de seis irmãos, gente abastada, mais pelo esforço da mãe do que pelo apego do pai ao património, que o tomava como coisa dada e o repartia pelos doentes que o consultavam, a quem nada cobrava.
E foi o caminho que Fernando Valle também escolheu, ficando conhecido pelo médico do povo, porque também nada cobrava pelas consultas e ainda ajudava os mais necessitados dando-lhes dinheiro.
Desapareceu um homem que tão pouco quis e tanto deu.
Este ano Fernando Madaíl elaborou a biografia "Fernando Valle, Um Aristocrata da Esquerda", da Âncora Editora, um livro para quem quiser conhecer um pouco mais este grande homem.
Monday, November 29, 2004
Monday, November 22, 2004
Ligação à rede do Parque Eólico da Serra do Açor
"Foi ligado à rede, dia 28 de Setembro, o mais recente parque eólico da ENERNOVA, o Parque Eólico do Açor. Este parque localiza-se no concelho de Arganil, nas freguesias de Piódão, Moura da Serra e Pomares, sendo composto por 10 aerogeradores ENERCON, E70-E4, de 2 MW de potência unitária, totalizando 20 MW instalados, com um valor de investimento de 21 milhões de euros. O parque eólico do Açor está incluído na estratégia de desenvolvimento de projectos eólicos da ENERNOVA,empresa do Grupo EDP dedicada às energias renováveis, que assim fica com uma potência total de 136,1 MW em exploração. A ENERNOVA tem também em construção o Parque Eólico de Alagoa de Cima, (no concelho de Arcos de Valdevez), com 13,5 MW e em fase de adjudicação o Parque Eólico de Madrinha (na Serra de Monchique, no Algarve), com 10 MW, que entrarão em funcionamento entre o final de 2004 e o final de 2005. A ENERNOVA projecta instalar ainda na freguesia do Piódão mais 40 MW de potência, o que representa um forte contributo para o desenvolvimento local de uma freguesia que teve para a EDP um valor emblemático no início do programa de electrificação rural do País. Esta acção deu também um forte contributo para a melhoria das acessibilidades locais e viabilizou o Plano de Acção Integrada para a Freguesia do Piódão, que as entidades locais (Associação de Compartes dos Baldios de Piódão, Junta de Freguesia do Piódão e Câmara Municipal de Arganil) estão a promover, e que tem por objectivo criar condições de sustentabilidade económica às populações tradicionalmente isoladas do interior da Serra do Açor."
Esta notícia foi retirada do site da EDP
Esta notícia foi retirada do site da EDP
Subscribe to:
Posts (Atom)