Monday, November 29, 2004

Fernando Valle, o médico do Povo faleceu

Presto aqui uma homenagem a um grande homem.
Fernando Valle, faleceu na sexta-feira dia, dia 26 de Novembro de 2004 em casa da filha em Coimbra, a morte ocorreu durante o sono. Foi sepultado em Côja com muitos milhares de pessoas a quererem prestar uma última homenagem. O Pais perdeu um homem único e incomparável. Com 104 anos tinha uma força, uma energia e uma lucidez incrível.
Fernando Baeta Cardoso do Valle nasceu no dia 30 de Julho de 1900 em Cerdeira, aldeia no centro do Portugal, filho de Alberto Valle e Maria Adelaide. Mas aos dois anos já vivia em Côja (Arganil), numa casa solarenga que continua na posse da família, com vista para o rio Alva.
Fez parte de uma família de seis irmãos, gente abastada, mais pelo esforço da mãe do que pelo apego do pai ao património, que o tomava como coisa dada e o repartia pelos doentes que o consultavam, a quem nada cobrava.
E foi o caminho que Fernando Valle também escolheu, ficando conhecido pelo médico do povo, porque também nada cobrava pelas consultas e ainda ajudava os mais necessitados dando-lhes dinheiro.
Desapareceu um homem que tão pouco quis e tanto deu.
Este ano Fernando Madaíl elaborou a biografia "Fernando Valle, Um Aristocrata da Esquerda", da Âncora Editora, um livro para quem quiser conhecer um pouco mais este grande homem.

No comments: